OS DRAMAS SOFRIDOS PELA POPULAÇÃO LGBT NA PANDEMIA


OS DRAMAS SOFRIDOS PELA POPULAÇÃO LGBT NA PANDEMIA

Ontem, dia 17/05/2020, foi celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data em que relembra quando a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, a data virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito.

Entretanto, os números contra a homofobia ainda estão longe de serem ideais. Em um cenário onde o mundo atravessa uma pandemia em decorrência do Coronavírus, a população LGBT é a parcela da sociedade que encontra-se mais vulnerável ao desemprego e à depressão em decorrência da pandemia.

O Brasil figura no ranking de países onde mais se mata LGBTs, registrando uma morte a cada 23 horas, em média. Em razão do preconceito e medo da violência, a comunidade LGBT vive em constante alerta, deixando-os mais suscetíveis à depressão e ansiedade. Com o isolamento social, estas pessoas têm passado por um novo problema: o convívio familiar onde as relações são conflituosas e o local onde deveria promover segurança é palco de agressões.

 Uma pesquisa realizada pela UFMG e UNICAMP apontou que 44% das lésbicas; 34% dos gays; 47% das pessoas bissexuais e pansexuais e 42% das transexuais temem sofrer algum tipo de problema de saúde mental durante a pandemia do coronavírus. Esta pesquisa objetiva servir de base para a elaboração de políticas públicas voltadas à população LGBT.

Tendo em vista a precariedade de políticas públicas imediatas para promover o suporte necessário a estas pessoas, as denúncias contra os agressores e o trabalho de ONGs e outras redes de apoio torna-se indispensável para minimizar os danos causados ao público LGBT.

 

FONTES:

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/05/17/pesquisa-da-ufmg-e-unicamp-aponta-que-populacao-lgbt-esta-mais-vulneravel-ao-desemprego-e-a-depressao-por-causa-da-pandemia.ghtml

 

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/05/17-maio-dia-internacional-contra-homofobia

 

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/05/17/dia-internacional-contra-a-lgbtfobia-confira-acoes-da-sejus/

 

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/05/15/homofobia-no-isolamento.htm

 

https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/05/17/movimento-lgbt-vem-resistindo-ha-seculos-diz-codeputada-erika-hilton.htm